Sartori Odontologia | Saúde bucal na primeira infância: prevenindo problemas futuros
18658
single,single-post,postid-18658,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12.1,vc_responsive

Saúde bucal na primeira infância: prevenindo problemas futuros

close-up-portrait-carming-little-girl-cleans-her-teeth-with-red-toothbrush

Saúde bucal na primeira infância: prevenindo problemas futuros

Você sabia que problemas bucais, como a cárie, podem começar desde cedo? Quando se trata da saúde bucal infantil, é importante ficar atento a alguns detalhes da alimentação. Algumas crianças que se alimentam por meio de fórmulas, por exemplo, têm acesso a uma alta quantidade de açúcar. Por isso, a comunidade médica odontológica orienta a higienização da gengiva do bebê (ainda sem dentição) e que as visitas ao odontopediatra comecem logo após o nascimento dos dentes de leite.

 

Quais são os principais problemas bucais na primeira infância?

Sem dúvidas, a cárie é a principal e mais comum ocorrência bucal em bebês e crianças. No entanto, muitas vezes, o problema é negligenciado por se tratar de dentes de leite. Acontece que, se não tratada devidamente a cárie pode atingir o canal ou nervo do dente, prejudicando os dentes permanentes que ainda vão nascer. Além disso, ela aumenta as chances de infecções e inflamações bucais, exigindo a supervisão ativa dos pais para evitá-las.

 

Identificando possíveis problemas 

Quase sempre os pequenos não vão saber comunicar que estão com algum problema bucal, portanto estar atento a sinais é fundamental para ajudar o seu filho. Entre os principais estão:

 

. dor constante

. inchaço e/ou vermelhidão

. mau hálito

. acúmulo de placa bacteriana

. surgimento de orifícios ou pontos pretos – típicos da cárie

 

A rotina de cuidados para cada fase

De modo geral, a rotina de higienização para dentes de leite e dentes permanentes não diferem. O ideal é seguir as recomendações do odontopediatra, além das orientações universais de higiene:

 

. escovar pelo menos 3 vezes ao dia

. uso de fio dental

. escovação após refeições

. evitar açúcar e amido em excesso

. visitar o odontopediatra a cada seis meses

 

Já para os bebês, os cuidados giram em torno de:

 

. higienizar a cavidade bucal após as mamadas

. evitar o uso de prolongado de mamadeiras

. evitar ou eliminar o uso de chupetas

. utilizar uma escova dental com cerdas macias e cabeça pequena aos primeiros sinais de nascimento dos dentes

 

A parte mais importante da higiene bucal é o incentivo dos pais, tirando o estigma de que o cuidado com a saúde bucal é chato e doloroso. Tente tornar o momento divertido e indispensável para a rotina do seu filho. Assim, aos poucos ele vai se habituando a manter uma rotina de cuidado a higiene bucal, levando isso, inclusive, para a vida adulta.

Sem comentários

Deixe um comentário