Sartori Odontologia | Quando a dor de cabeça é causado por problemas dentais?
single,single-post,postid-18518,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12.1,vc_responsive

Quando a dor de cabeça é causado por problemas dentais?

Sad girl with wet towel on forehead

Quando a dor de cabeça é causado por problemas dentais?

Muitas pessoas podem não saber, mas existem dores de cabeça que possuem relação direta com problemas dentais. Isso ocorre porque toda a estrutura muscular, nervosa e articulatória da face pode incidir em dores que envolvem a estrutura óssea do rosto. Justamente por essa ligação ser tão complexa, que há sintomas relacionados a problemas de saúde bucais que são transferidos para outras regiões e, quando não são tratados corretamente, provocam dores de cabeça e em outras áreas. Algumas ocorrências de cefaleia devido a problemas dentais são conhecidas. Confira:

BRUXISMO: o ato de ranger os dentes com força e frequência é bastante comum e acomete diversos brasileiros, sendo um dos maiores causadores da cefaleia. O esforço dispensado pela musculatura durante os momentos de tensão em que ocorre o bruxismo pode aumentar o desconforto e causar dores severas. Uma vez que o músculo é exigido de forma intensa, pode aparecer uma inflamação no local sentida em diversas regiões do rosto e da cabeça. Quando se trata de bruxismo ou imbricamento dentário, a causa pode estar relacionada ao estilo de vida e ao estresse a que o indivíduo está exposto. O dentista pode contribuir para atenuar esses sintomas com a indicação de uma placa miorrelaxante e/ou toxina botulínica.

PROBLEMAS NA ESTRUTURA DENTÁRIA: uma estrutura dentária que possui dentes mal posicionados ou arcada com algum problema de também pode ocasionar dores de cabeça. Nesse caso, a dor ocorre devido à forma como o posicionamento dos dentes se reflete na dificuldade de mastigação e de fala, o que leva não só as dores de cabeça, como também ao aumento do trabalho muscular na região. O tratamento indicado nesse tipo de situação inclui o reposicionamento dos dentes por meio do uso de aparelhos dentários.

INFECÇÕES DENTÁRIAS: qualquer tipo de doença relacionada aos dentes gera sintomas desagradáveis. Nos casos em que existem cáries, periodontites, gengivites esses quadros podem ter como sintoma a dor de cabeça. Durante o processo inflamatório, se os dentes não forem tratados corretamente, podem chegar a atingir o nervo e ocasionar dores de cabeça. Os tratamentos para esses males devem ser realizados especialmente por um odontologista, que saberá tomar as atitudes clínicas corretas e receitar medicações para o atenuamento dos sintomas mais severos.

Se você já sentiu qualquer um desses sintomas, é necessário procurar um cirurgião dentista a fim de verificar se a frequência de dores de cabeça está relacionada com algum problema dentário e tratar a origem do problema. O acompanhamento odontológico frequente pode contribuir nessa investigação e revelar a causa da dor.

Sem comentários