Sartori Odontologia | Diastemas: alternativas de tratamento para fechar espaços entre dentes
18531
single,single-post,postid-18531,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12.1,vc_responsive

Diastemas: alternativas de tratamento para fechar espaços entre dentes

002

Diastemas: alternativas de tratamento para fechar espaços entre dentes

Os dentes têm características únicas que transformam cada sorriso em uma imagem singular.
Por vezes, alguns pequenos desvios se transformam em charme no rosto de algumas pessoas, por outras, no entanto, esses desvios são incômodos e causam problemas estéticos. Diastema é o nome dado quando há distância entre um dente e o dente ao lado. Isso ocorre com maior frequência nos dentes frontais e na arcada superior, apesar de não ser incomum o problema aparecer em outros locais. A formação de um diastema não pode, na maioria das vezes, ser prevenida, mas ela pode ser melhorada com a ajuda de um tratamento adequado. Existem diversas razões que explicam o aparecimento do diastema, tais como:

a) A falta de dentes e os dentes desproporcionais: quando há falta de dentes na arcada ou eles apresentam assimetria pode ocorrer o desenvolvimento de um pequeno espaço de separação entre os dentes.

b) Anormalidade do freio labial: em algumas situações, o freio labial tem seu crescimento aumentado, que bloqueia o fechar natural do espaço entre os dentes. O freio labial é o pedaço de tecido que se estende desde o interior do lábio superior até às gengivas e que está acima dos dois dentes frontais.

c) Roer as unhas ou chupar os dedos: o hábito de chupar os dedos pode puxar os dentes frontais para a frente e dar origem ao aparecimento de falhas e espaços entre eles.

d) A pressão da língua: algumas pessoas desenvolvem um reflexo diferente na língua, ao engolir ou falar. Esse comportamento conhecido como deglutição atípica faz com que a língua pressione os dentes frontais e os empurre ocasionando espaço entre eles.

e) Doenças gengivais: a gengivite e a periodontite são infeções bacterianas que resultam na perda do osso que suporta os dentes. Quando há perda de ossos, a tendência é que os dentes fiquem fracos e soltos e isso gera falhas entre eles.

Cada formação de diastema exige um tipo de tratamento específico para recuperar e alinhar o sorriso. Atualmente, há uma série de procedimentos disponíveis para a correção dos mais diferentes tipos de problemas. Confira os principais tratamentos que podem ser realizados para a correção do diastema:

Aparelho dentário
O aparelho é uma excelente opção para realizar a correção dos espaços entre os dentes. No entanto, dependendo da localização do diastema o uso do aparelho somente pode não ser suficiente para corrigir o problema. Dessa forma, será necessário estudar outras abordagens em conjunto com a utilização do aparelho ortodôntico.

Coroas, facetas estéticas e restaurações adesivas
Nos casos em que os dentes incisivos são muito pequenos, podem ser utilizadas coroas, facetas estéticas e restaurações adesivas para esconder o espaço existente entre os dentes. Essa técnica oferece excelentes resultados de forma rápida, sem a necessidade de longos tratamentos. A restauração direta feita com resina para o fechamento de diastemas tem como vantagem a preservação da estrutura dental e a redução do tempo clínico necessário para alcançar os resultados esperados.

Implantes dentários ou pontes
Se o motivo do espaçamento entre os dentes foi causado por perda de dentes pode ser necessário realizar uma reparação dentária mais completa, como a colocação de implantes dentários ou pontes.

A cirurgia oral
Se a causa do diastema for devido a algum problema de crescimento do freio pode ser necessário realizar uma pequena cirurgia de correção, chamada frenectomia. Se a cirurgia for feita quando o paciente ainda é criança ou adolescente pode ser que o espaço se feche naturalmente, no entanto no caso da correção de pacientes adultos há possibilidade de necessitar de aparelhos dentário após a realização do procedimento.

O tratamento indicado dependerá da avaliação do profissional, somente o dentista poderá indicar a melhor opção para a correção do diastema.

Sem comentários

Deixe um comentário