Sartori Odontologia | Cuidado após a extração do siso
single,single-post,postid-18583,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12.1,vc_responsive

Cuidado após a extração do siso

475942-PGAAPO-182

Cuidado após a extração do siso

O crescimento do dente siso é um incômodo para muita gente e, em grande parte dos casos, é recomendável a extração. O procedimento pode causar receio em alguns pacientes, principalmente por conta do pós-operatório. Mas sendo realizado por um profissional qualificado e tomando alguns cuidados, o período de recuperação pode ser tranquilo e seguro. Trouxemos algumas dicas para que você se recupere da melhor forma, confira:

Cuidado com a dieta
Atenção total à alimentação na primeira semana após a cirurgia. Priorize a ingestão de líquidos e alimentos pastosos, principalmente nos três primeiros dias. Comida quente atrasa o processo de cicatrização, então procure evitar. Nos próximos dias evite mastigar na área da extração, isso ajuda a diminuir o inchaço e o sangramento, reduzindo o risco de infecções.

Tome as medicações corretamente
Alguns medicamentos serão prescritos pelo seu dentista, a fim de reduzir a sensação e dor e evitar infecções. Geralmente são analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos, sua dosagem varia caso a caso. O tempo de medicação deve ser estabelecido pelo profissional, mas no geral são três dias para medicação analgésica e de cinco a 15 dias para os antimicrobianos. Enxaguantes bucais específicos, bem como géis e outros produtos tópicos para a higiene do local também podem ser indicados. Caso as dores permaneçam, procure seu dentista o mais cedo possível.

Faça compressas para o inchaço
Inchaços nos primeiros dias após a cirurgias são bastante comuns. Sua gravidade varia de acordo com o paciente e intensidade da intervenção. Para diminuir o inchaço, aplique nas primeiras 24 horas uma compressa gelada a cada 20 minutos, durante 10 minutos aproximadamente. Após esse primeiro dia, trate o inchaço com compressas quentes, aplicando uma toalha quente e úmida na área de 20 em 20 minutos, repetindo conforme necessário.

Cuidados ao escovar os dentes
A escovação não pode ser interrompida no período de recuperação, pelo contrário, deve receber uma atenção ainda maior. O cuidado ao escovar os dentes deve ser redobrado para evitar sangramento e o rompimento dos pontos, além disso, a higienização correta evita infecções e proliferação de bactérias. Escove de forma suave e, se possível, com escovas de cerdas finas e mais delicadas, elas ajudam a reduzir a dor na escovação.

Evite o consumo de cigarros e álcool
O uso do cigarro deve ser suspenso até a retirada dos pontos, isso porque as substâncias tóxicas, que ele contém, penetram na mucosa da boca e podem interferir na cicatrização dos pontos, e causar infecções. Já o álcool interfere na ação de alguns antibióticos e causar certos efeitos colaterais.

Sem comentários