Sartori Odontologia | Bruxismo e saúde mental: a meditação pode reduzir sintomas
18636
single,single-post,postid-18636,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12.1,vc_responsive

Bruxismo e saúde mental: a meditação pode reduzir sintomas

blog01

Bruxismo e saúde mental: a meditação pode reduzir sintomas

O bruxismo se trata, basicamente, de um hábito involuntário que faz com que os pacientes pressionem a mandíbula, em grande parte das vezes, causando atrito entre os dentes. A doença é mais comum do que muitos imaginam e pode afetar crianças e adultos. Na população mundial, cerca de 30% das pessoas têm essa condição, de acordo com a OMS.

Dentre os principais sintomas, o bruxismo pode ocasionar dores de cabeça, dor na mandíbula, aumento na sensibilidade dentária, recuo na língua, entre outros.

 

A saúde mental enquanto fator para o surgimento do bruxismo

Ainda que a causa específica do bruxismo não seja totalmente clara, especialistas citam a condição mental enquanto uma das causas mais comuns para o seu surgimento e/ou agravamento dos casos. Fatores como estresse, ansiedade, tensão e distúrbios no sono aparecem como potencializadores do acometimento.

Mesmo sendo uma condição comum e não considerado enquanto um transtorno perigoso, o bruxismo pode causar lesões dentárias permanentes, caso não seja tratado de maneira adequada. Os tratamentos usados em casos de bruxismo servem para reduzir dores, , prevenir o dano dental permanente e diminuir a fricção. Existem alguns itens como protetores bucais, feitos sob medida, para serem utilizados durante o sono. Porém, a principal recomendação está nas mudanças no estilo de vida, a fim de lidar melhor com o estresse diário. Para isso, existem práticas como a yoga, adotar técnicas de relaxamento para respiração, recorrer a massagens, realizar atividades que o relaxem antes de dormir, leitura, ouvir música e também a meditação.

 

A meditação  é uma ótima opção para lidar com o bruxismo

A meditação é uma prática onde você pode utilizar técnicas para focar sua mente num objeto, pensamento ou atividade em particular. Seu principal objetivo é alcançar um estado de estabilidade mental e emocional. A prática tem origem em tradições orientais, especialmente a yoga. Mas o que isso tem a ver com o bruxismo?

A meditação pode surgir enquanto uma grande aliada contra o bruxismo. Embora apareça enquanto uma prática bastante subjetiva, a meditação pode ajudar as pessoas que rangem os dentes durante o sono. Muito da meditação tem a ver com aprender a respirar, um dos principais fatores para melhorar a qualidade do sono, por exemplo. A prática incentiva a introspecção, um processo onde acontecem conversas com a nossa “própria cabeça”, o que nos leva a concentrar a atenção na respiração, focando na quietude e controle do estresse. Para quem sofre com o bruxismo, meditar alguns minutos por dia pode trazer benefícios preciosos para o sono e rotina de forma geral.

Importante! A meditação ajuda no tratamento do bruxismo, porém é fundamental o acompanhamento de um profissional, seja da odontologia ou psicologia.

Temos outros conteúdos aqui no blog que falam sobre o assunto, após essa leitura confira:

Quando a dor de cabeça é causado por problemas dentais?

É possível aliviar os desconfortos causados pelo bruxismo

Sem comentários

Deixe um comentário