Sartori Odontologia | 10 coisas que você precisa saber sobre aparelho ortodôntico
18619
single,single-post,postid-18619,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12.1,vc_responsive

10 coisas que você precisa saber sobre aparelho ortodôntico

Beautiful lady in the dentist's office. Woman in a uniform

10 coisas que você precisa saber sobre aparelho ortodôntico

O uso de aparelhos ortodônticos é um dos tratamentos mais comuns e populares no mundo. É um procedimento simples, de fácil manutenção e que proporciona ótimos resultados.

Recomendado para pessoas que necessitam corrigir o alinhamento dos dentes  e para quem tem problemas de articulação dentária, o aparelho ortodôntico surge como uma opção favorável para melhorar a qualidade de vida dos pacientes em diversas situações.

Embora seja um procedimento muito conhecido por todos, existem diversas dúvidas acerca do procedimento, cuidados e etc.. Listamos 10 coisas que você deve saber sobre os aparelhos ortodônticos, confira:

Existem benefícios além dos estéticos?

A função principal do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária, fundamental para a mastigação correta, o que ajuda a manter a saúde bucal e nutrição adequada.
Com o restabelecimento correto da oclusão, é possível evitar problemas de respiração, deglutição, mastigação, fala e da articulação temporomandibular.

Pessoas em fase adulta também podem fazer o procedimento?

Sim. Não existe idade máxima para a realização de tratamento ortodôntico. Porém, o progresso em pacientes adultos podem ser mais lento, pois não há mais crescimento, além de maior comprometimento das estruturas dentárias devido a próteses ou restaurações extensas realizadas anteriormente.

Quais os tipos de aparelho?

Os aparelhos ortodônticos podem ser divididos em dois grupos: o fixo e o removível.
Os aparelhos fixos são unidos aos dentes através de substâncias adesivas; são compostos por bráquetes (componentes metálicos, policarbonatos ou cerâmicos), tubos e anéis que suportam o arco metálico responsável pela movimentação dentária.

Já os aparelhos removíveis são encaixados na boca, eles podem ser retirados facilmente pelo paciente ou pelo ortodontista. Podem ser ortodônticos, os quais realizam pequenas movimentações dentárias, ou ortopédicos, utilizados nas correções ósseas.
 
Em média, quanto tempo leva o tratamento?

Não se pode definir exatamente quanto tempo leva o tratamento ortodôntico, pois ele depende de vários fatores, como respostas biológicas individuais, tipo de má oclusão, tipo de aparelho utilizado e colaboração do paciente. Porém, o tempo médio é de vinte e quatro a trinta meses de tratamento ativo.

Em qual idade é ideal realizar a primeira consulta no ortodontista?

Não há idade mínima para consultar, porém, a época mais oportuna para se procurar um ortodontista é no começo da troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes, ou seja, no início da dentição mista, que ocorre em torno dos 6 anos de idade.

Colocar aparelho dói?

O tratamento, no início, causa uma certa sensibilidade, principalmente nas primeiras horas após a ativação que ocorre na consulta. Após essa fase, é possível haver algum desconforto para o paciente cerca de 24 a 48 horas após os ajustes, diminuindo ao decorrer dos dias.

Existem riscos no tratamento?

Quando realizado por um profissional qualificado, em um ambiente propício e equipamentos adequados, não existem riscos maiores ao paciente, desde que este siga todas as instruções dadas pelo ortodontista.

Quais exames são necessários para colocar aparelho fixo?

A primeira coisa a se fazer é consultar um profissional qualificado, assim o tratamento pode ser executado de acordo com seu caso. Normalmente, ele pedirá alguns exames, como raio-x e fotografias da face, para analisar com mais precisão a condição geral. Além disso, antes de iniciar o tratamento ortodôntico, será necessário verificar a presença de cáries ou de periodontites, pois essas condições dificultam e, em certos casos, podem impedir o tratamento.

Sobre os cuidados com a alimentação

Alguns alimentos podem dificultar a higienização e outros podem danificar o aparelho fixo. Sendo assim, é importante evitar alimentos grudentos e muito açucarados, como chicletes e balas, já que resíduos podem se alojar entre os componentes do aparelho e favorecerem o desenvolvimento de bactérias. Alimentos duros e muito fibrosos também devem ser evitados, pois podem causar danos ao aparelho e quebrar seus componentes. Assim, a melhor opção são alimentos macios ou bem cortados.

É necessário extrair dentes permanentes?

Em alguns casos, a extração de dentes permanentes é necessária para a utilização do aparelho fixo, principalmente em situações onde há falta de espaço para a acomodação de todos os dentes no arco. Entretanto, existem atualmente diversas técnicas que dispensam em muitos casos as extrações, que podem ser planejadas pelo especialista.
Caso tenha mais dúvidas, procure um profissional habilitado e saiba mais.

Sem comentários

Deixe um comentário