Sartori Odontologia | Fonoaudiologia + Odontologia: como as duas áreas se relacionam?
18606
single,single-post,postid-18606,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12.1,vc_responsive

Fonoaudiologia + Odontologia: como as duas áreas se relacionam?

367853-PAXS22-765

Fonoaudiologia + Odontologia: como as duas áreas se relacionam?

A saúde bucal não tem a ver apenas com dentes brancos e limpos, mas, também, é sobre manter o bem-estar completo. Para isso, outras áreas de atuação aparecem como aliadas, a exemplo da fonoaudiologia.

A Fonoaudiologia e a Ortodontia complementam-se em diversos fatores. O principal deles é a motricidade oral. Nesta área, o fonoaudiólogo visa prevenir, habilitar ou reabilitar as funções de mastigação, respiração, deglutição e sucção, visando o equilíbrio miofuncional. Quem usa aparelho ortodôntico móvel, por exemplo, pode ter problemas na adaptação ou se sentir incomodado com o acessório no início. Também neste caso, o fonoaudiólogo pode ajudar.

Setores em que a fonoaudiologia e odontologia mais se encontram

Existem alguns pontos em que as duas atividades, odontologia e fonoaudiologia, mais se interligam. Confira os principais:

Odontopediatria: muitos bebês apresentam dificuldade na amamentação devido ao formato do freio lingual. O profissional, junto com o dentista, pode ajudar.

Ortodontia: o tratamento ortodôntico também conta com essa ajuda. A fonoaudiologia diz que existem casos em que a postura ou força da língua podem prejudicar o ciclo ortodôntico. A melhor alternativa é atrelar as duas práticas para controlar essa musculatura e não atrapalhar no alinhamento dos dentes.

Prótese dentária: a fonoaudiologia auxilia na retomada de uma boa mastigação, fazendo com que fique mais fácil adaptar-se aos aparelhos.

Buco-maxilo: quando se realiza uma cirurgia ortognática, que corrige deformidades esqueléticas na região do rosto, o paciente vai precisar se acostumar. O tratamento fonoaudiológico estimula a musculatura responsável por estas funções, para que consiga reeducar-se e passar a respirar, falar, mastigar e engolir da melhor forma.

Converse com o cirurgião dentista sobre essas possibilidades para melhorar seus resultados.

Sem comentários

Deixe um comentário