Sartori Odontologia | Dicas para superar o medo de ir ao dentista
18573
single,single-post,postid-18573,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12.1,vc_responsive

Dicas para superar o medo de ir ao dentista

Image of smiling patient looking at the dentist

Dicas para superar o medo de ir ao dentista

Muitas pessoas têm pavor de ir ao médico. Independentemente da especialidade, quando pacientes veem o jaleco branco já começam a suar frio. Por mais que a medicina devesse lembrar saúde, uma visita ao consultório ainda é vista como sinal de doença. Com dentistas isso não é diferente. Um dos maiores causadores dos calafrios instantâneos é a caneta de alta rotação, aquela do barulhinho estridente que, algumas vezes, é possível escutar da sala de espera. Apesar do temor, visitas regulares ao profissional de odontologia são de extrema importância para sua saúde bucal. Se você se identifica com essas situações, separamos algumas dicas para superar o medo de ir ao dentista.

Escolha um profissional de confiança
Em alguns casos, a falta de confiança pode ser o fator que desencadeia os sentimentos de insegurança. Uma dica importante é conversar com familiares, amigos ou verificar as redes sociais para escolher um profissional qualificado.

Exponha seus receios para o profissional
Com esse objetivo de encontrar o profissional que mais te deixa confortável, utilize o primeiro contato para compartilhar seus temores. Com as informações, o dentista pode entender a origem do medo e sugerir estratégias para reverter esse quadro. Outra questão é mentalizar os benefícios que está visita pode proporcionar. Esse é um bom método para combater suas inseguranças.

Tire todas dúvidas
A sensação de ser leigo em algum assunto pode ser a causadora dos sentimentos de pânico e ansiedade. Por isso, tire todas as dúvidas com o dentista. Pergunte sobre cada detalhe, procedimento, aparelho utilizado, tudo que possa te deixar mais tranquilo na clínica. Se alguma técnica estiver causando náusea ou incômodo, diga ou combine um sinal previamente para suspender o tratamento.

Utilize técnicas de relaxamento
Colocar fones com uma música relaxante ajuda a concentrar os pensamentos no som e consequentemente gera uma calmaria. Exercícios de respiração também ajudam a acalmar. Se o seu problema for o barulho do “motorzinho”, já existem outras técnicas, como o uso de um laser de alta potência ou o procedimento de desgaste do dente com um jato de micropartículas, que eliminam a necessidade da caneta de alta rotação.

Casos mais graves
Existem algumas situações que são mais preocupantes. Para as pessoas que sentem muita dor, a evolução da medicina odontológica está amparando esses pacientes. Anestésicos e sedativos mais poderosos ajudam nos casos mais graves.

Se precisar de profissionais com experiência e preparados para lidar com ocasiões particulares, entre em contato com a Sartori Odontologia e saiba mais a respeito dos nossos procedimentos.

Sem comentários

Deixe um comentário