Sartori Odontologia | Guia básico para a higiene do aparelho ortodôntico
18551
single,single-post,postid-18551,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12.1,vc_responsive

Guia básico para a higiene do aparelho ortodôntico

367897-PAXS5M-107

Guia básico para a higiene do aparelho ortodôntico

Quem utiliza aparelhos ortodônticos sabe que os cuidados com a higiene bucal são essenciais e fazem parte de um
tratamento bem-sucedido. A utilização do aparelho, muitas vezes, dificulta a limpeza correta dos dentes, e se o paciente não souber como realizá-la, pode acabar comprometendo a saúde bucal e o próprio andamento do tratamento. Justamente devido ao fato de que muitas pessoas não conhecem os métodos adequados de limpeza de aparelhos fixos, preparamos um pequeno guia para facilitar esse processo. Confira nossas dicas:

01. A escolha da escova de dentes
Quem utiliza aparelho fixo, precisa de escovas dentais específicas. O ideal é que ela possua cabo reto, cerdas macias ou extra macias e cabeça estreita e pequena. Há também disponíveis escovas específicas para quem usa aparelho, como a escova ortodôntica e a escova interdental. A escova ortodôntica é um pouco menor que a normal e tem a cabeça com as cerdas recortadas em formato de “v” para acomodar o aparelho. Já a escova interdental é utilizada para complementar a limpeza com a utilização do fio dental. Ela possui uma cabeça pequena e cilíndrica, e serve para limpar as áreas entre os dentes e entre um bráquete e outro.

02. Como escovar
A primeira medida de quem usa aparelho fixo é retirar antes da escovação todas as partes removíveis, quando houver, como os elásticos. O posicionamento correto da escova de dentes, com ou sem aparelho, é sempre com a escova em um ângulo de 45 graus em relação ao dente e em direção à gengiva. O cuidado para quem utiliza aparelho é prestar atenção ao contorno dos bráquetes, é preciso escovar com cuidado ao redor de todos eles, pois é justamente nesses espaços que se acumulam bactérias e restos de alimentos. Além disso, é essencial lembrar de escovar a língua e utilizar fio dental.

03. Utilização do fio dental
É essencial que as pessoas que utilizam aparelho fixo façam uso frequente de fio dental. E preciso solicitar junto ao dentista um pequeno aparelho de plástico, conhecido como “passa fio”. Ele se assemelha ao formato de uma agulha, macio e maleável, que permite passar o fio dental e puxar entre os fios do aparelho. Este pequeno facilitador ajuda no momento de realizar a limpeza correta dessas áreas mais difíceis de acessar.

04. O bochecho
O toque final da limpeza bucal ocorre com a aplicação do enxaguante bucal. Ele ajuda a eliminar possíveis restos de
alimento que ficaram presos em algum lugar e é capaz de proteger a boca das bactérias. É preciso evitar os enxaguantes bucais com álcool em sua composição, para evitar a sensação de ardor nas gengivas e bochechas.

Cuidar da higiene bucal é uma forma de garantir o sucesso do tratamento ortodôntico e manter os dentes sempre bonitos e saudáveis!

Sem comentários

Deixe um comentário