Sartori Odontologia | Problemas dentários podem impactar outras partes do organismo?
18537
single,single-post,postid-18537,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12.1,vc_responsive

Problemas dentários podem impactar outras partes do organismo?

summer-photo-of-lovely-cheerful-woman-in-sunglasses-drinking-a-fresh-cocktail-from-straw_8353-6336

Problemas dentários podem impactar outras partes do organismo?

summer-photo-of-lovely-cheerful-woman-in-sunglasses-drinking-a-fresh-cocktail-from-straw_8353-6336

Cuidar da saúde bucal é extremamente importante para quem valoriza um sorriso bonito. Mas, além de ser o nosso cartão de visita,  o sorriso é a porta de entrada do nosso corpo. É na boca que bactérias e fungos podem se proliferar e se espalhar pelo organismo.

Inclusive, a falta de cuidados na região pode levar ao aparecimento de diversas doenças e infecções sérias que são capazes de prejudicar o corpo inteiro e até levar à morte. Confira as principais complicações que podem acontecer e como evitá-las:

Retração da gengiva

A retração gengival acontece quando há uma diminuição na área do dente coberta pela gengiva, fazendo com que ele fique mais exposto e pareça mais longo. Essa retração pode ser causada pelo acúmulo de tártaro, lesões causadas pela má escovação e até mesmo por infecções na gengiva. Além de visitar seu dentista, outras formas de tratamento envolvem parar de fumar, usar escovas macias na escovação e buscar uma alimentação equilibrada.

HPV

Diversos estudos já associam o HPV bucal à má higiene oral. Isso porque o vírus é facilmente transmissível por doenças gengivais e feridas bucais. Ou seja, se sua saúde de sua boca está prejudicada, ela pode virar uma porta de entrada para o vírus. Nesse caso, o melhor tratamento é agendar uma consulta com seu dentista. E para evitar a contaminação, sempre use preservativos durante as relações sexuais.

Cárie

A cárie, por ser uma lesão comum, às vezes não é muito levada a sério. Mas cáries não tratadas podem ocasionar em diversas doenças severas. Além da dor causada pela lesão, as bactérias alojadas no dentes, se não removidas, podem cair na corrente sanguínea e se espalhar pelo corpo, atingindo inclusive órgãos vitais. A endocardite bacteriana é uma das doenças mais causadas por essa falta de cuidado e pode ser fatal. Para evitar a cárie, escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia e usar fio dental regularmente é essencial.

Câncer

Qualquer inflamação na boca, se não tratada, pode levar a sérias complicações. Mas uma das mais severas é o câncer bucal. Ele pode se desenvolver em pessoas que consomem altas quantidades de álcool, fumam, não mantém uma alimentação saudável e não cuidam da saúde bucal. As lesões causadas pelo câncer são agressivas e podem se espalhar pelos lábios, língua, céu da boca e garganta. A melhor forma de evitar a doença é manter um estilo de vida saudável e visitar seu dentista regularmente.

Periodontite

Essa doença é a fase avançada da gengivite e a principal causa da perda de dentes em adultos. A gengivite é uma infecção bacteriana causada pelo acúmulo de tártato na base dos dentes. Quando não tratada, ela se espalha das gengivas para ligamentos e ossos que sustentam os dentes. A perda desse suporte pode fazer com que os dentes se soltem e caiam.

A periodontite deve ser levada a sério porque pode causar outras doenças mais graves. Quando se espalha pela corrente sanguínea, por exemplo, ela baixa nosso sistema imunológico, diminuindo o controle dos índices glicêmicos, podendo causar diabetes e até pneumonia. Além disso, as toxinas da doença são capazes de atingir as paredes dos vasos sanguíneos, facilitando a ocorrência de trombose vascular e AVC.

Não esqueça que nosso corpo está interligado e manter os dentes saudáveis é a melhor forma de manter uma vida saudável. Por isso, mantenha uma boa higiene bucal diária e visite seu dentista regularmente.

Sem comentários

Deixe um comentário