Sartori Odontologia | Cuidados essenciais após a extração dental
18509
single,single-post,postid-18509,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12.1,vc_responsive

Cuidados essenciais após a extração dental

Cuidados essenciais após a extração dental

A extração dos dentes é algo desconfortável e indesejado, porém, em alguns casos não há como fugir desse tipo de cirurgia. Existem situações em que não é possível recuperar os dentes comprometidos por cáries, traumas ou ainda para tratamentos ortodônticos para alinhamento da arcada. Além dessas, outra indicação bastante comum para extração de dentes é o posicionamento dos sisos, já que muitas pessoas apresentam problemas ainda antes de eles começarem a nascer.

A extração de algum dente permanente deve ser cuidadosamente avaliada por um dentista de confiança, se esse for o caso, é preciso que se tomem alguns cuidados pós-operatórios para evitar complicações, infecções e também para que a recuperação e a cicatrização sejam rápidas. Confira alguns cuidados necessários após a extração dos dentes:

Alimentação: após a retirada de algum dente não é possível se alimentar de qualquer forma, é preciso ter cuidado com a dieta, principalmente nos três dias posteriores à cirurgia. É importante evitar alimentos sólidos, de difícil mastigação, para não haver possibilidade de infeccionar ou irritar o local. O ideal é que seja possível manter a hidratação com líquidos, sopas e comidas com consistência mais pastosa. A alimentação poderá voltar à normalidade após a retirada dos pontos.

Repouso: outro cuidado pós-cirúrgico fundamental é o repouso, é recomendado evitar atividades intensas a fim de impedir o estímulo à circulação sanguínea na região, isso inclui moderação ao falar e movimentar as articulações da face. Também é contraindicado grande exposição ao calor, para que não haja possibilidade de sangramentos e infecções. Compressas de gelo e bolsas térmicas podem ser auxiliar a diminuir o edema local.

Higienização: a escovação dentária precisa ser feita com muito cuidado para que as cerdas não machuquem a área operada. São recomendadas escovas com cerdas macias e pouco creme dental. O enxaguante bucal é um aliado na limpeza, desde que não contenha álcool em sua composição.

Álcool e tabaco: fumar ou beber logo após a retirada do dente é nocivo, pois as substâncias tóxicas presentes no cigarro aumentam o risco de inflamações. O álcool também deve ser evitado, uma vez que, pode haver interação com medicações, como o antibiótico e o anti-inflamatória. Além disso, essas substâncias trazem diversos malefícios ao organismo e à saúde bucal.

Medicação: é importante obedecer aos horários e dosagens estabelecidos pelo dentista, evitando a automedicação. Se a dor e o desconforto forem intensos ou vierem acompanhados de febre, é preciso entrar em contato como dentista para avaliação e esclarecimento de dúvidas.

 
A recuperação será garantida se todas essas dicas forem seguidas com seriedade. Dessa forma, será possível retomar as atividades normais em até três dias e, certamente, os sintomas pós-operatórios serão atenuados.

Sem comentários

Deixe um comentário