Sartori Odontologia | Saúde bucal na terceira idade
18500
single,single-post,postid-18500,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12.1,vc_responsive

Saúde bucal na terceira idade

Saúde bucal na terceira idade

Os cuidados com a saúde bucal se modificam com a passagem dos anos, na terceira idade outros aspectos acabam exigindo a atenção, pois tornam-se mais frequentes a presença de doenças periodontais e outras degenerações nos ossos e até mesmo problemas na gengiva e cáries. De fato, as revisões precisam ser frequentes ao longo da vida inteira, para que se possa chegar à terceira idade com menos problemas bucais. Além disso, é importante poder contar nessa fase da vida com profissionais que possuam conhecimento específico no tratamento dentário para idosos, pois certamente a abordagem e as condições clínicas são diferentes das que o jovem necessita. Conheça os problemas mais frequentes após os 60 anos em relação à saúde bucal e saiba como fazer para evitar que eles se agravem:

Gengivite: é uma doença bastante comum em pacientes idosos. A causa principal desse problema está relacionada à má higiene bucal e o principal sintoma é a inflamação da gengiva, causada pelo acúmulo de placa bacteriana. Ela possui tratamento reversível e é facilmente resolvida.

Cárie radicular: todos os adultos que já apresentaram algum tipo de retração gengival podem desenvolver cáries na raiz dos dentes. Esses problemas costumam aparecer após os 50 anos, devido ao prolongado tempo de exposição das raízes. Para prevenir esse tipo de problema é necessário realizar o acompanhamento com o dentista e realizar a limpeza a cada quatro meses.

Dentes sensíveis: a sensibilidade nos dentes tende a se acentuar com o passar dos anos, isso ocorre pelo desgaste natural do esmalte que protege os dentes. A sensibilidade causa incômodo e dor ao ingerir alimentos gelados ou quentes, o choque ocorre quando esses líquidos entram em contato com a superfície dental. A melhor maneira de prevenir o surgimento da sensibilidade dental é manter a correta escovação e utilizar os produtos de proteção dos esmaltes.

Boca seca: idosos que fazem uso de medicamentos podem ter como efeito colateral a diminuição da produção de saliva. A falta de saliva favorece o aparecimento de cáries e do acúmulo de tártaro. É preciso manter-se hidratado, ingerir alimentos e sucos cítricos para estimular a produção de saliva para tentar compensar esse efeito dos medicamentos e proteger os dentes.

Faça esse checklist e mantenha seu sorriso sempre radiante, independente da fase da vida que esteja vivendo:
– Consulte-se com um dentista com regularidade;
– Escove os dentes, no mínimo, 3 vezes ao dia;
– Faça uso do fio dental, pelo menos uma vez ao dia;
– Evite consumir alimentos compostos com açúcar refinados, como balas e refrigerantes;
– Cigarro, álcool e cafeína prejudicam e amarelam os dentes. Fique longe desses vilões;
– Não esqueça de finalizar a higiene com o uso de enxaguante bucal antibacteriano.

Sem comentários

Deixe um comentário