Sartori Odontologia | 15 perguntas e respostas sobre clareamento dental
clareamento dental, clarear os dentes, dentes brancos, dentista Esteio
18497
single,single-post,postid-18497,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12.1,vc_responsive

15 perguntas e respostas sobre clareamento dental

15 perguntas e respostas sobre clareamento dental

Com o passar do tempo, os dentes começam a apresentar manchas e a ficarem amarelados. Isso ocorre devido aos hábitos alimentares e à escovação incorreta. Insatisfeitas com o aspecto do sorriso, muitas pessoas buscam tratamentos para clarear os dentes. Existem duas principais metodologias, o clareamento a laser e o clareamento caseiro.

O clareamento a laser é uma técnica onde o gel é aplicado e ativado através de uma fonte de luz. O procedimento normalmente é realizado em três sessões no consultório. Já o clareamento caseiro, usa a moldeira de silicone como principal ferramenta para clarear os dentes. O gel clareador é aplicado e os resultados obtidos são os desejados pelo paciente.

Muitos pacientes têm dúvidas se devem ou não fazer o clareamento dental, por isso, respondemos a 15 perguntas sobre o tema para deixar você tranquilo para realizar o tratamento e recuperar o branco dos seus dentes e voltar a sorrir com confiança. Confira: 

1 – Tratamento dental é indicado para todo mundo?

Existem contraindicações, portanto, não são todas pessoas que podem realizar os tratamentos. Pessoas com irritação gengival, gestantes, fumantes de longa data, pacientes com muita sensibilidade dental e pessoas em condições pré-cancerígenas, não devem realizar o procedimento.

2 – Clareamento dental deixa os dentes mais sensíveis?

Não. O gel utilizado no tratamento é fabricando com componentes que reduzem ao máximo a sensibilidade. No entanto, pode aparecer um pouco de sensibilidade ao frio. Essa sensibilidade é apenas temporária, quando finalizar o tratamento não haverá mais esse sintoma.

3 – Fiz o tratamento e sinto os dentes mais sensíveis, o que posso fazer?

Existes cremes dentais específicos para minimizar a sensibilidade, dessensibilizantes de consultório e a fluorterapia, todos apresentam ótimos resultados. Seu dentista irá recomendar o indicado para o seu caso.

4 – O tratamento a laser é o melhor?

Não necessariamente. Esse método tem um alto índice de penetração e, portanto, clareia mais rapidamente os dentes. Mas alguns profissionais aliam as duas técnicas no paciente. Cabe a ele decidir qual o tratamento mais eficaz no seu caso. Ele também é um pouco mais caro e apresenta um pouco mais de desconforto ao paciente.

5 – O procedimento altera as restaurações já realizadas?

O agente clareador não trabalha na cor das restaurações, assim esses dentes podem ficar mais escuros que os clareados no tratamento. Assim, o paciente deve retocar as restaurações já existentes, se achar necessário.

6 – Posso tomar café durante o tratamento dental?

Não. É totalmente proibido a ingestão da bebida. Durante o procedimento os poros dos seus dentes estarão abertos e poderão manchar e levar a resultados insatisfatórios. Ou seja, nada de café.

7 – Que outros alimentos devo evitar?

Alimentos com corantes devem ser excluídos da sua dieta. Além disso, sucos, beterraba, achocolatados, frutas cítricas, vinhos, açaí, ketchup, chá verde, cenoura, chá preto, tomate, entre outros, também devem ser banidos.

 8 – Vou ficar com os dentes brancos após o clareamento?

Sim. No entanto, é impossível afirmar com 100% de certeza, pois cada pessoa possuí uma estrutura dental particular. Mas na grande maioria dos casos os resultados são os desejados.

9 – O clareamento caseiro apresenta resultados imediatos?

Os resultados desse método são mais estáveis, mas ao mesmo tempo são mais lentos e levam mais tempo para o paciente notar as melhorias. 

10 – Produtos do exterior para clarear os dentes têm mais qualidade que os nossos?

Não. Os produtos utilizados possuem agentes clareadores e o seu dentista deve escolher qual produto e qual concentração deve ser usada. No exterior, existem alguns produtos com uma concentração muito alta de peróxido e isso pode agredir o seu dente e até causar uma necrose pulpar.

11 – Receitas caseiras funcionam?

Não. Elas podem até dar a impressão de serem bem-sucedidas, mas elas vão acabar desgastando o esmalte dental. Portanto, faça tratamentos apenas com profissionais capacitados.

12 – Na farmácia existem fitas clareadoras, elas funcionam?

Podem ajudar, mas não vão te trazer o mesmo resultado que um clareamento dental profissional proporciona. Mas, consulte o seu dentista, ele que vai poder dizer se essa opção é viável para você.

 13 – Clareamento dental dura para sempre?

Não. Cada caso é um caso, portanto o seu dentista é que vai avaliar corretamente o seu período de manutenção. Os mais comuns são seis meses, um ou dois anos, após o procedimento.

14 – Fumantes podem realizar o tratamento?

Podem. Fora aqueles de longa data, os fumantes podem sim fazer esses procedimentos. O lado negativo é que a técnica não terá o mesmo efeito, pois os dentes irão amarelar com maior rapidez.

15 – Corro o risco de o resultado ficar artificial?

Não. O especialista entende que cada dente tem a sua coloração natural e ele irá determinar o tempo de aplicação e a concentração para os resultados ficarem bonitos

Sem comentários

Deixe um comentário